Descrição
O que é Acne?
A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.
A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.
As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de micro-organismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
Manifestações Clínicas
A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria das vezes de pequena e média intensidade.
Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata (lesões císticas grandes, inflamatórias, que se intercomunicam por sob a pele) e a acne queloideana (deixa cicatrizes queloideanas após o desaparecimento da inflamação).
O quadro clínico pode ser dividido em quatro estágios:
-
Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).
-
Acne Grau II: cravos e “espinhas” pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).
-
Acne Grau III: cravos, “espinhas” pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).
-
Acne Grau IV: cravos, “espinhas” pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.
Como é o tratamento
Sendo doença de duração prolongada e algumas vezes desfigurante, a acne deve ser tratada desde o começo, de modo a evitar as suas sequelas, que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais, devido à importante alteração na autoestima de jovens acometidos pela acne.
O tratamento pode ser feito com visando à desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e da oleosidade. Podem ser usados também medicamentos via oral, dependendo da intensidade do quadro, geralmente antibióticos para controlar a infecção ou, no caso de pacientes do sexo feminino, terapia hormonal com medicações antiandrogênicas.
A limpeza de pele, que é realizada por fisioterapeuta dermatofuncional devidamente capacitada, tem ação importante para o esvaziamento de lesões não inflamatórias (cravos), evitando a sua transformação em espinhas.
Em casos de acne muito grave (como a acne conglobata), ou resistente aos tratamentos convencionais, pode ser utilizada a isotretinoína (Roacutan), medicação que pode curar definitivamente a acne em cerca de seis a oito meses na grande maioria dos casos.
Apesar de não ter participação na causa da doença, a dieta pode ter influência no curso da acne em algumas pessoas. Alimentos como chocolate, gorduras animais, amendoim e o leite e seus derivados devem ser evitados pelos pacientes que apresentem acne e percebam agravação dos sintomas após a ingestão dos mesmos.
O lado emocional dos pacientes não deve ser menosprezado. A desfiguração causada pela acne mexe com a autoestima do adolescente, que passa a evitar o contato social com vergonha de suas lesões e das brincadeiras dos colegas. Quando necessário, deve ser fornecido suporte psicológico.
A PhsiCare Estética desenvolveu um tratamento não invasivo e menos agressivo para peles acneicas e revitalizador para peles jovens e maduras. O tratamento efetivo da acne, para graus de I a III, procura envolver todas as causas e conseqüências da mesma.
-
Peeling com ácido salicílico a 30% que tem ação queratólitica e anticomedogênica visando afinar a pele e diminuir a produção de sebo. Clareia também as manchas causas pela acne.
-
Luz Intensa Pulsada (BIOFLASH IPL) pois tem ação bactericida controlando a flora bacteriana da pele e diminuindo a inflamação da acne ativa.
-
O Peeling de ácido retinóico 5% trata as manchas causadas pela acne, assim como visa uniformizar e revitalizar a pele. Para as sequelas da acne o
-
Microagulhamento para as cicatrizes
Perguntas Frequentes
01 – A acne aparece só em adolescentes?
A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.
02 – Como saber se tenho acne?
A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria das vezes de pequena e média intensidade. As manifestações ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos).
03 – Qual o tratamento para a acne da PhysiCare?
A PhsiCare Estética desenvolveu um tratamento não invasivo e menos agressivo para peles acneicas e revitalizador para peles jovens e maduras. O tratamento efetivo da acne, para graus de I a III, procura envolver todas as causas e conseqüências da mesma. No tratamento utiliza-se o Peeling com ácido salicílico a 30% que tem ação queratólitica e anticomedogênica visando afinar a pele e diminuir a produção de sebo. Clareia também as manchas causas pela acne. Utiliza-se a Luz Intensa Pulsada (BIOFLASH IPL) pois tem ação bactericida controlando a flora bacteriana da pele e diminuindo a inflamação da acne ativa. O Peeling de ácido retinóico 5% trata as manchas causadas pela acne, assim como visa uniformizar e revitalizar a pele.
04 – A maquiagem, utilizada para disfarçar a acne, pode ser prejudicial?
Não. Se for de boa qualidade é muito bem-vinda, já que melhora a aparência, com repercussão emocional positiva e, mais importante, evita que a mulher manipule as lesões, prevenindo as cicatrizes.
05 – A acne atinge mais as mulheres ou os homens?
As mulheres, geralmente por alterações hormonais, stress e manipulação das lesões, tendem a agravar ou manter o quadro.
06 – Posso espremer as espinhas?
Não aperte, nem esprema as lesões da acne, já que você poderá causar um dano ainda maior à pele, podendo provocar cicatrizes permanentes.
07 – Qual a diferença entre acne e espinha?
Acne é o nome da doença, espinha é uma das lesões que podem fazer parte do quadro clínico da acne – aquela lesão representada por uma pequena elevação avermelhada e com ponto amarelado (pus) no centro.
Avaliações
Não há avaliações ainda.